anuncie

Combustível adulterado causa muitas desvantagens ao seu veículo. Conheça os riscos!

Optar por combustível mais barato na maioria das vezes não é nenhuma vantagem. O combustível adulterado pode causar graves problemas ao seu veículo, mas como saber se está adulterado e quais os riscos em utilizá-lo?

Para saber essas e outras respostas sobre combustível adulterado, continue lendo.

O que é combustível adulterado?

Pode-se dizer que combustível adulterado ou batizado, quando a porcentagem de álcool ou solvente estão acima do permitido. São produtos químicos que fazem com o combustível se torne mais barato, porém, devido a baixa qualidade, causa problemas ao seu veículo.

Como eu sei que o combustível está adulterado?

A mistura com índice maior de álcool pode provocar falhas na partida nos motores a gasolina.

Já nos veículos flex, influencia mais no aumento de gasto de combustível. Mas o uso de solventes para fazer a gasolina render mais ataca diretamente vários componentes do carro.

Engasgos nas marchas mais baixas e demora na resposta ao acelerador, principalmente nas retomadas, podem ser indícios de gasolina batizada.

                                                

Técnico: Sílvio Bessa

Quais os principais riscos usando combustível adulterado?

  • Resíduos no motor

Devido ao combustível adulterado, acumula uma quantidade maior de resíduos no motor do veículo. Esse acumulo pode até mesmo fundir o veículo, pela gravidade do caso, sendo necessário trocar a peça tão importante e de custo muito alto.

  • Perda da potência do veículo

O motor do carro pode ficar mais fraco, e terá que acelerar mais, gastando ainda mais combustível. O que causa essa perda de potência são os solventes presentes no combustível adulterado.

  • Entupimento da bomba combustível

Um dos riscos é o entupimento da bomba de combustível, causado pelos resíduos do combustível adulterado, que resulta na falha da ignição.

  • Aumento nos custos de combustível

Todos esses fatores influenciam no gasto maior de combustível, como acelerar mais, dar várias partidas, resultando em um gasto maior.

  • Sistema de injeção eletrônico corroído

Uma das peças do veículo que mais sofrem com o combustível adulterado é o sistema de injeção eletrônica. Os solventes de baixa qualidade são extremamente corrosivos e isso pode causar a deterioração da injeção eletrônica, além de afetar a mistura de ar. Além de gastar muito mais combustível.

Por todos esses riscos, é essencial checar regularmente se há vazamentos, que podem ser provocados pelo ressecamento prematuro das mangueiras, mas também fique atento ao desempenho do motor.

Para saber mais dicas como essa, fique atento ao nosso blog. E se você possui uma oficina, entre em contato conosco agora mesmo!

Auto Central Módudos

Telefone: (62) 3921-3665 

Celular (62) 98154-8981

 Av. das Bandeiras, 452 - Vila Uniao, Goiânia - GO, 74320-230

Texto: Lorrayne Oliveira 23/03/2020 13:10

Oficinas

Pesquise por oficinas