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Gestão de oficina mecânica: 4 dicas para o marketing do seu negócio!

Quando tocamos no assunto de gestão de oficina mecânica ou de qualquer outro tipo de negócio, muitos tópicos vêm à mente. Administrar uma empresa e garantir sua saúde demanda muitas ações. Mas hoje falaremos um pouco de um tema específico: o marketing.

Quando falamos em marketing, podemos considerar uma das definições oferecida por um dos principais teóricos da área, Philip Kotler, que afirma que é “A ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”. Ou seja, além de conquistar o cliente para ganhar uma visita, sua oficina deve saber manter o relacionamento com ele por muito mais tempo.

É por isso que separamos 4 dicas para você começar a seguir hoje mesmo e melhorar o marketing e gestão da sua oficina mecânica.

1 - Conheça a parte mais importante da sua oficina: o cliente!

Conquistar a confiança de um cliente requer tempo, cuidado e um serviço de qualidade. Para isso, é necessário que você conheça bem o seu público e ofereça o que eles realmente precisam

Como são as pessoas que consomem seus serviços com mais frequência? São homens ou mulheres? Qual a média de idade deles? Seus veículos possuem tecnologias mais modernas ou mais tradicionais?

Ao pensar em quem é seu público, reflita se você já oferece todos os serviços possíveis para atendê-los completamente em seu espaço, sem precisar que eles visitem outro estabelecimento e tenham que demandar ainda mais esforço para resolver o problema que têm em mãos.

Um exemplo que podemos citar é o fato de que vivemos em uma época em que as campanhas de prevenção de acidentes são cada vez mais presentes, o que faz com que as pessoas procurem serviços de revisão e manutenção com muito mais frequência que antigamente. É importante oferecer uma gama de produtos variados, como limpeza de ar condicionado e polimento. Pode parecer um exemplo bobo, mas muitas oficinas ainda hoje não conseguem atender a demanda que vem surgindo por este tipo de trabalho.

Observe seus clientes e deixe que eles definam os serviços que você oferecerá.

2 - Esteja presente na internet

É inegável que a internet está ganhando um papel cada vez mais relevante na rotina de todos. A velocidade com que se consegue acesso a informações nela é admirável. Com todo este protagonismo e com a importância de se adequar ao público que falamos anteriormente, é indispensável que você marque presença nessa mídia.

Um site completo, com as informações claras e objetivas para sanar as dúvidas de quem estiver interessado em seus serviços, e otimizado para fluir sem dificuldades durante o acesso de quem busca saber mais sobre seu trabalho é um investimento urgente. Não esqueça de conferir se seu site tem bom desempenho ao ser acessado por dispositivos mobile.

Além disso, uma identidade visual bem produzida e a utilização de redes sociais para divulgar os benefícios e ampliar o contato com as pessoas também é prioridade. Produza conteúdos relevantes e mostre sua localização na página do Facebook para atrair cada vez mais clientes que buscam uma oficina de confiança. 

Invista em posts patrocinados para que os algoritmos encontrem ainda mais pessoas interessadas em conhecer sua oficina.

3 - Feche parcerias 

Parcerias locais são uma ótima forma de divulgar seu negócio e conquistar novos clientes, uma vez que fazem o público enxergar “valor agregado” no ato de consumir o que você oferece. Também aumenta a credibilidade da sua empresa, já que outra instituição aceitou “emprestar” seu nome a você.

Imagine que, ao realizar um balanceamento com você, seu cliente ganhe desconto no restaurante ao lado. Ele pode aproveitar o horário de almoço para levar o carro até você e ainda aproveitar para fazer a refeição. Pronto! Ele já consegue enxergar uma vantagem em ser seu cliente.  

Com parcerias variadas, você cobre ainda mais demandas que o cliente possa estar buscando. Aliadas a outras promoções, descontos e eventos que você ofereça em seu negócio, será cada vez mais vantajoso tornar-se um cliente seu. 

É válido mencionar que, com estes benefícios, o bom uso da internet e outras ações, seu relacionamento de pós-venda ficará mais forte. 

Manter-se presente na memória do cliente após a prestação de serviço contribui para fidelizá-lo. Como mencionamos no início, não se trata de apenas conquistar uma visita, mas saber como manter um relacionamento de longo prazo com o público.

4 - Seja rígido com seu espaço

Um ambiente convidativo ajuda muito na hora da tomada de decisão do cliente. Manter o local limpo, bem iluminado, confortável e com profissionais uniformizados também é uma forma de marketing para atrair e fidelizar clientes, uma vez que transmite uma imagem de profissionalismo aos olhos do público.

Atualmente, há mecânicas que investem em salas de espera com café, água, ar-condicionado, revistas automobilísticas, wi-fi e assentos confortáveis, tornando a experiência mais agradável ao consumidor.

Também é uma boa ideia investir em expositores e até mesmo em vitrines com acessórios para automóveis de diferentes marcas, mostrando que a oficina possui uma gama diversificada de produtos e marcas.

É claro que a qualidade do seu serviço e atendimento sempre será o fator mais relevante na hora de pensar em gestão e marketing para oficinas, por isso é bom ser cuidadoso ao avaliar sua oficina com seus próprios olhos.

Lembre-se de que clientes são conquistados por detalhes, então comece agora mesmo a botar a mão na massa e colocar as dicas em prática!

Por Hilton Júnior, Oficinas Gyn — Goiânia