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anuncieEspecializada Pastilhas de Freios em Goiânia.
Imagine a situação: você está andando pela Marginal Botafogo em Goiânia quando o carro à frente para de uma vez. Você até vê a tempo, mas ao acionar os freios, seu carro emite um forte ruído, a frenagem não é eficiente e o impacto acaba acontecendo. Resta torcer para que os danos sejam apenas materiais.
Ao tomar as devidas providências depois deste acidente, você descobre através de um laudo técnico que o item responsável por gerar atrito com o disco de freio e que causa o travamento da roda, redução da velocidade e, consequentemente, parada segura do veículo, está gasto. Caso estas pequenas peças tivessem sido previamente trocadas, o freio estaria funcionando corretamente e o prejuízo relatado não teria aparecido para te causar dores de cabeça.
As pequenas peças em questão são as pastilhas de freio e talvez você não esteja dando a atenção necessária a elas.
Além de prejudicarem o desempenho do sistema de freios e fazer com que a parada do carro não seja tão eficiente quanto deveria, pastilhas gastas também podem danificar o seu disco e causar ainda mais prejuízo.
É muito importante ficar atento a elas! Alguns veículos modernos possuem um sistema eletrônico que sinaliza o fim da vida útil da pastilha, mas para carros sem este sistema, a indicação é dada por um barulho estridente.
As pastilhas podem se enquadrar em 3 grupos diferentes, de acordo com sua constituição, classificando-se em: metálicas, orgânicas e cerâmicas. Um mesmo veículo pode ter mais de um tipo de pastilha. As diferenças se dão pelos materiais, o que interfere, principalmente, na durabilidade e valor. Entretanto, também influenciam em fatores como conforto e gasto de combustível (as pastilhas metálicas, por serem mais pesadas, podem ocasionar em um gasto de combustível maior). Motoristas com veículos usados em competições também devem redobrar a atenção quanto ao aquecimento das pastilhas, uma vez que é comum que o freio seja acionado com mais frequência que em um passeio casual.
Mas quando devo trocar as pastilhas do meu sistema de freios?
Geralmente, as pastilhas alcançam a espessura de 2 mm a cada 30.000 km rodados. Este é um momento indicado para se trocar estas peças. Para correr menos riscos, é recomendado que se troque a cada 20.000 km e verifique a situação delas a cada 5.000 km rodados.
Durante a verificação, é importante que se observe também a situação dos discos de freio. É comum que eles suportem até duas trocas de pastilhas sem problema algum, ou necessitem apenas de uma retificação, mas confira o manual do seu veículo para ter certeza de que não atingiu a espessura mínima indicada pelo fabricante. Em caso de dano forte aos discos, uma troca será necessária.
Após a manutenção de um veículo onde houve troca de pastilhas (ou de disco), é recomendado que o mecânico faça um pré-assentamento, que é o processo de depositar uma camada uniforme de material oriundo da pastilha de freio sobre a superfície de frenagem do disco de freio aumentando a área de contato entre as partes.
O processo pode ser complicado e envolve muitas etapas, como aquecimento e resfriamento dos freios, mas, se feito de forma imprópria, pode trazer dores de cabeça ou risco à segurança do condutor. Com as pastilhas devidamente trocadas e testadas, é hora de seguir viagem com maior tranquilidade.
Agora que você entende que não dá para vacilar com as pastilhas do seu carro, fique sempre de olhos bem abertos aos sinais dados pelo seu sistema. Segurança não é brincadeira e um sistema de freios eficiente pode ser a diferença entre a vida e a morte!
Acesse as oficinas para efetuar trocas de suas pastilhas de freio.
por Hilton Júnior - um goiano apaixonado por ouvir e contar histórias. É redator publicitário, com experiência em várias agências e atendimento a clientes de diversos segmentos.