Quero faturar mais!

anuncie

Sistemas de suspensão e amortecedores: você tem dado a atenção necessária?

Suspensão e amortecedores em Goiânia.


O sistema de suspensão e o de amortecedores trabalham em conjunto no seu carro para permitir uma dirigibilidade mais segura e suave. Por isso é importante entender um pouco melhor seu funcionamento e ficar atentos aos sinais de desgaste para efetuar a manutenção e troca das peças no momento certo. Mesmo que não haja um intervalo padrão de tempo estimado para realizar a revisão destes componentes, é importante ficar atento aos sinais que seu veículo dá.

Formada por um sistema de molas que absorvem os movimentos das rodas em contato direto com o solo, a suspensão reduz o impacto do carro ao passar por desníveis, mantém o alimento do veículo e mantém o automóvel na altura correta.

Já o conjunto de amortecedores é formado por um grupo de pistões e válvulas que reduz sua percepção da movimentação dentro do automóvel. São eles os responsáveis por minimizar os efeitos verticais do seu carro ao passar por um buraco ou desnível e diminuir os movimentos de rolagem.

É claro que manter todos os componentes de um carro bem conservados é necessário para que ele funcione corretamente. Entretanto, alguns deles influenciam diretamente na sua segurança e na de quem anda ao seu lado ao dirigir. É o caso da suspensão e amortecedores, que podem trazer consequências perigosas a você se não receberem a atenção devida, tais como:

  • Aumento no risco de aquaplanagem ao dirigir em dias chuvosos

  • Apresentação de problemas durante a frenagem

  • Estabilidade reduzida do veículo, o que dificulta o controle ao dirigir e pode trazer problemas ao realizar curvas ou conduzir o automóvel em vias de pavimentação irregular.

  • Veículo com muito balanço, o que pode interferir até mesmo na luz dos faróis.

  • Desconforto ao dirigir

Além disso, sistemas de segurança como ABS, controle de tração e estabilidade, só irão fazer as medições corretas e atuações se os amortecedores do veículo estiverem em perfeito funcionamento, pois, do contrário, as leituras do veículo serão errôneas. Até mesmo o desgaste dos pneus pode ser potencializado se os amortecedores e suspensão não estiverem com a manutenção em dia.

É bom reforçar que, em uma cidade como Goiânia, recheada de curvas e rotatórias, manter a estabilidade do carro em dia é indispensável! Amortecedores em perfeito estado auxiliarão a fornecer uma total condição de dirigibilidade, mostrando sua importância, inclusive em situações de desvios bruscos. A suspensão (em conjunto com os amortecedores, claro) compõe, juntamente com os pneus e os freios, a tríplice da segurança veicular.

Por isso, na próxima vez que pegar seu carro, preste bastante atenção se há problemas de dirigibilidade, independente da quilometragem do carro. Confira se há ruídos na suspensão, solavancos, balanços excessivos, falta de contato dos pneus com o solo ou outras anomalias que podem indicar desgaste no sistema do seu carro.

Não dá para ser desatento quando o assunto é o funcionamento do seu veículo. Não é só sua vida em risco, mas a da sua família e dos outros motoristas na rua também. Todo cuidado é pouco. Mantenha as inspeções em dia!

Por Hilton Júnior, Oficinas Gyn — Goiânia