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Você pode imaginar que a suspensão a ar seja algo recente, mas a suspensão pneumática (bolsa de ar) existe desde os anos 40, quando se buscava alternativas para estabilidade em autos de competição.
As molas pneumáticas, conhecidas como bolsas de ar, possuem a função de substituir as molas originais do seu veículo e oferecem-lhe um conforto máximo de condução com alta durabilidade.
Esta novíssima mola pneumática dianteira ajusta-se ao lado esquerdo dos veículos Range Rover L322.
A bolsa ar é uma solução econômica para reparar o seu amortecedor pneumático e é projetado para garantir a fácil substituição sem ferramentas especiais de montagem.
Se os seus amortecedores ainda estiverem em boas condições, substituir apenas as molas pneumáticas é uma opção mais económica para a fixação dos seus amortecedores pneumáticos.
Como funciona a bolsa de ar?
A suspensão a ar é formada pelos compressores, cilindros, relógios e bolsas de ar.
No lugar das molas do veículo são colocadas bolsas que, quando o sistema é acionado, prendem o ar, fazendo assim com que o veículo levante.
Quando o sistema é acionado novamente o ar é jogado de dentro das bolsas para fora, fazendo assim com que o veículo se rebaixe totalmente.
Existe a necessidade de um sistema que regule a altura de rodagem. É a válvula niveladora, que preferencialmente deve ser eletrônica, pois o condutor dificilmente consegue fazer essa regulagem.
Vantagens da bolsa de ar
As molas pneumáticas mantêm o nível do seu veículo, mesmo quando está a carregar cargas irregulares. Isso significa manuseamento e frenagem mais eficazes, mesmo em condições difíceis da estrada e de carga pesada.
Características da bolsa de ar
Bolsa de ar amortecedor é ideal para Land Rover
As bolsas de ar ao invés de molas na Land Rover são feitas normalmente de poliuretano ou borracha sintética, substituindo assim a suspensão mecânica original do carro. Trazendo mais conforto e possíveis ajustes automáticos.
A Land Rover possui um sistema denominado Ride Level Module – RLM que é ativado pelo motorista quando escolhe a altura do veículo.
A altura escolhida pelo motorista, não se altera no decorrer do caminho. Quando o veículo é carregado, o módulo RLM percebe através dos sensores uma alteração, enviando sinal para a válvula se abrir e compensar com um aumento da altura das bolsas atingidas. Caso não haja ar suficiente no reservatório, o compressor é ativado até que a pressão do reservatório atinja o limite especificado pela RLM.
Devido à segurança, nos veículos land rover, a abertura das válvulas é desabilitada pela RLM caso uma das portas seja aberta, permanecendo desabilitado até que a porta seja fechada.
Por que não se usa suspensão a ar em veículos de passeio?
A suspensão a ar proporciona uma mudança na altura de rodagem, algo especialmente útil em veículos mais pesados, ou em modelos de luxo de grande porte, que podem levantar a carroceria para evitar raspar em valetas e lombadas.
A bolsa ar amortecedor possui um custo maior na aquisição e na manutenção, pois ela necessita de um espaço maior para as peças necessárias, tais como: compressor, reservatório e linhas de pressurização.
Portanto, essa relação de custo-benefício se aplica de forma mais benéfica em modelos de grande porte.
Texto: Lorrayne Oliveira 30/03/2020 13:28
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