Quero faturar mais!

anuncie

Higienização do seu ar-condicionado periodicamente.

Goiânia, cidade bela, cidade movimentada, cidade de culturas e povo incrível, mas principalmente, cidade muito quente. Esse é o principal motivo para o ar-condicionado ter deixado de ser opção e passar a ser um item imprescindível para quem dirige na nossa capital.

Entretanto, é importante saber que, por ser usado diariamente, o sistema de ar-condicionado pode acumular impurezas fazendo com que ele perca sua capacidade de refrigeração, ou até mesmo permitindo a proliferação de colônias de fungos, ácaros e bactérias dentro de seu carro e levando isso para o ar que você respira! Então, se é impossível viver sem ar-condicionado em Goiânia, como podemos fazer para utilizá-lo todos os dias com segurança e sem ter que lidar com esses problemas? À essa pergunta que iremos responder nesse artigo. Vem com a gente!

Como funciona o sistema de ar-condicionado?

O sistema de ar-condicionado funciona em quatro etapas básicas. Primeiro, o fluido refrigerante que está no estado de vapor frio passa pelo compressor que aumenta sua pressão fazendo a temperatura do vapor subir, transformando-o em vapor quente.

Após sair do compressor, o vapor quente vai para o condensador, onde passa para o estado líquido, indo para o filtro secador que absorve a umidade. Em seguida, o líquido refrigerante quente vai para a válvula de expansão e é resfriado, partindo para o evaporador que, ao receber o contato com esse líquido é resfriado, mandando o ar frio que veio do fluido refrigerante para o interior do veículo e absorvendo o ar quente de dentro do veículo, o qual esquenta o fluido mandando o vapor ainda frio pro compressor, repetindo assim o ciclo.

É imprescindível que todas essas etapas operem perfeitamente para o melhor aproveitamento do ar-condicionado e seu funcionamento. Algumas situações podem causar falhas nesse sistema, o que pode prejudicar bastante os ocupantes do veículo.

O que a falta na manutenção e higienização desse sistema pode causar a mim e ao veículo?

O Filtro de pólen (ou de cabine) é a peça que filtra todas as impurezas externas ao veículo para que elas não entrem no sistema de ar-condicionado. Um filtro de cabine completamente sujo promove uma barreira que dificulta o fluxo de ar no veículo, fazendo com que o pouco ar que passe por ele carregue também a sujeira que ele retém além de tornar o ar dentro do veículo poluído e diminuir a potência do ar-condicionado.

                Com a formação dessa crosta de sujeira, com o tempo irão surgir fungos e bactérias nesse filtro. Então além da poluição do ar interno do veículo com poeira, a falta de higienização e troca do filtro pode causar um odor forte quando se utiliza o ar-condicionado.

                Outra peça que causa problemas à sua saúde quando não higienizada adequadamente é a caixa evaporadora. Ela promove a troca de calor do ar, transformando o ar quente em frio. Esse processo de conversão de calor deixa o sistema úmido, o que somado com a presença de bactérias, fungos e ácaros – que entram na caixa evaporadora tanto pela parte externa quanto interna do veículo – gera um cheiro muito desagradável.

Além do péssimo odor, a proliferação desses microrganismos, sem a higienização adequada, pode acarretar em problemas não só ao seu veículo, mas à sua saúde principalmente.

Pessoas com problemas respiratórios (asma, rinite, bronquite ou qualquer doença alérgica quando o assunto é poeira) são as que mais sofrem com a falta de manutenção e higienização do filtro de cabine e da caixa de evaporação. Essa falta pode agravar e muito essas doenças.

Como posso higienizar e fazer a manutenção do meu ar-condicionado?

                É recomendável fazer a higienização e manutenção a cada 6 meses. Então se atente ao mau cheiro, a pouca potência de saída e à poluição do ar no interior do veículo com poeira pois são alertas de que seu ar precisa de uma vistoria e manutenção.

                Para fazer a higienização, existem produtos que você pode utilizar pra matar as bactérias, fungos e ácaros que causam os odores e problemas à saúde. Estes você encontrará à venda com os nossos parceiros. Mas apenas ela não é suficiente pois a sujeira ainda estará presente.

                Para eliminar a sujeira no filtro de cabine e no sistema em si, é preciso uma manutenção do sistema. Então, o parceiro da Oficinas Gyn  irá realizar a limpeza do filtro ou a troca do mesmo a fim de sanar os problemas, além da higienização do sistema.

                Se você percebeu que seu ar-condicionado está precisando de uma manutenção ou entendeu os benefícios de fazê-la periodicamente (a cada 6 meses), procure uma de nossas oficinas parceiras e garanta uma ótima qualidade do ar que você passa o dia todo respirando, afinal, nada é mais valioso que sua saúde e seu bem-estar!

Comercial: (62) 3645-3555

ao ligar diga que viu no Oficinas Gyn

Texto: Equipe Optimus Prime/Faculdade Federal de Goiás UFG Engenharia Mecânica  08/10/2020 16:39