Quero faturar mais!

anuncie

Potência ou economia? A diferença entre carros com motorização 1.0 e superiores

          No dilema potência x economia, podemos resumir a busca pela compra de um automóvel em apenas uma expressão: custo benefício. 

           Com o mercado automotivo nos apresentando uma gama enorme de opções, é fácil ficar na dúvida se vale a pena ter um carro 1.0 na garagem ou se é mais viável optar por um automóvel mais potente. Pensando nisso, nós iremos te mostrar qual deve ser sua escolha a depender da sua necessidade. Nos acompanhe nesse artigo!

O que significa o valor da motorização?

Sempre que analisamos um carro nos deparamos com a descrição do motor dele em valores como 1.0, 1.6 e 2.0. Esses valores significam o volume da mistura ar - combustível que o motor consegue queimar por movimento de pistão. A esse volume, dado em litros, damos o nome de cilindrada. Então um veículo com motor 1.0 tem 1000 cilindradas, 1.6 possui 1600 cilindradas e 2.0 comporta 2000 cilindradas.

Motorização 1.0 vs Superiores

Quanto aos custos:

Se a questão for exclusivamente o custo para manter o veículo, ou seja, você irá utilizar o veículo apenas para se deslocar dentro das cidades, é necessário lembrar que o motor 1.0 é quase sinônimo de economia. 

Manutenções baratas, economia no combustível e os menores valores nos IPVAs, fazem dos modelos 1.0 a melhor opção para quem quer ter um bom veículo sem ter muitos gastos. Mas é preciso ter cuidado, pois para algumas situações essa economia pode não ficar tão evidente. Por exemplo, para usuários que gostam ou necessitam de ar-condicionado em tempo integral, esse tipo de motor não é o mais adequado visto que o uso desse sistema pode elevar o consumo do carro próximo ao de um modelo 1.6 ou superior. Além do aumento do consumo, o uso continuo do ar-condicionado em veículos 1.0 podem diminuir o desempenho dele.

Se analisarmos também o preço de mercado, normalmente os veículos 1.0 são os mais baratos dentre uma linha de um automóvel, então já é mais um valor a ser economizado caso feita essa escolha.

Quanto à potência:

                Nesse quesito os motores 1.0 deixam a desejar. Esse tipo de motor apresenta a menor potência se comparado a outros veículos. Como dito anteriormente, um motor com 1000 cilindradas só é viável para necessidades de deslocamento dentro das cidades, por apresentar um bom desempenho e a melhor economia para esse fim.

            Caso você queira usar mais a potência do seu motor para outros fins, sem que haja a redução do desempenho do veículo (como por exemplo o ar-condicionado), o motor adequado para você está próximo ao 1.4. Além desse tipo de motor apresentar melhor desempenho dentro de cidades em comparação ao 1.0.

            Para você que viaja periodicamente e tem que pegar estradas (curtas ou longas), ou requer muito do motor diariamente, a questão da economia não deve ser seu foco, uma vez que, caso sua escolha seja por um motor com menor cilindrada, pode atrapalhar em vários aspectos a sua condução e até mesmo encarecer os custos do seu veículo. Nesse caso os motores ideais para você estão entre 1.5 e 1.8 cilindradas, por apresentarem desempenho bem superior, melhor agilidade e dirigibilidade, a troca de marcha é mais eficiente e para esses fins ele se mostra mais econômico do que motores inferiores. Porém, motores acima de 1700 cilindradas (1.7) não são recomendados para circularem nas cidades, por apresentarem roncos maiores e consumo de combustível muito superior ao necessário, gerando um baixo custo benefício.

            Agora se você quer um veículo parrudo, com o máximo de potência, agilidade e desempenho, os motores 2.0 são excelentes para esse fim. Normalmente o uso deles é em zona rural, viagens longas ou para realizar trabalhos pesados que requerem muito do motor. Porém esse veículo é o extremo oposto da economia, tendo os maiores gastos de combustível e os custos para manter o veículo mais elevados, inviabilizando os custos benefícios em muitas situações. Então ele é a opção apenas para quem não pode abrir mão de potência.

            Então na hora de comprar seu veículo atente-se à sua necessidade, se é economia máxima o 1.0 é seu aliado, se é potência 1.5 para cima é seu foco. E conte com o nosso portal de Oficinas para te ajudar a encontrar as melhores oficinas de toda capital, com os melhores preços para você manter um veículo de alta potência com o máximo de economia!

Texto: Equipe Optimus Prime/Faculdade Federal de Goiás UFG Engenharia Mecânica  28/10/2020 12:05