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Injeção eletrônica: Um dos principais avanços na história dos automóveis comerciais

Após mais 30 anos de seu lançamento no Brasil, hoje em dia é fato que todos os carros populares utilizam o sistema de injeção eletrônica. No entanto, não é evidente para a maioria das pessoas as vantagens que essa inovação trouxe para o mercado automobilístico. Sendo assim, que tal falarmos um pouco das vantagens e de algumas curiosidades do sistema de injeção eletrônica?

O que faz a injeção eletrônica?

Para começar, a primeira vez que o sistema foi incorporado a um carro foi no ano de 1958, no modelo Chrysler 300D do grupo Chrysler, mas foi desenvolvido em 1957 pela Bendix Corporation. Já no Brasil, a injeção eletrônica chegou no mercado automobilístico no ano de 1988 em carros como Gol GT, Santana executivo e Kadett GSI.

Quanto ao funcionamento, ao contrário do sistema de carburador, na injeção eletrônica o controle do combustível injetado no cilindro é mais rigoroso, permitindo que a eficiência do motor seja muito mais significativa. No processo de dar partida no carro, os sensores espalhados estrategicamente no motor enviam dados para a central de comando do veículo que em seguida analisa os dados, para saber quais são as condições ideais para o funcionamento do carro. Um dos dados analisados é, por exemplo, a razão entre o combustível e o ar injetados no cilindro do motor.

Mas quais são as vantagens para o consumidor?

As principais vantagens são:

  • Eficiência e economia
  • Partidas mais rápidas
  • Redução do efeito “retorno de chama” no coletor de admissão
  • Eliminação do afogador
  • Redução de gases poluentes

                Ao realizar um controle mais rígido na injeção de combustível e na relação entre ar/combustível, foi possível reduzir significativamente o desperdício no processo de combustão. Ademais, a vida útil do sistema de injeção eletrônica é muito superior ao de carburadores, o que permite uma redução do custo para manter o motor em um bom estado.

E por fim, como um bônus, ao introduzir a tecnologia de sensores e um painel de comando, junto ao sistema de injeção eletrônica, foi possível facilitar o processo de manutenção da parte de injeção, visto que para verificar erros ou defeitos basta escanear os dados coletados pelo sistema com softwares próprios para a manutenção.

O meio ambiente agradece!

Ao reduzir o desperdício de combustível no processo de combustão e aumentar a eficiência do motor, a liberação de C02, e outros gases poluentes, e o uso de combustíveis fósseis puderam ser reduzidos de forma significativa, levando nos à realidade de um consumo mais consciente. Um fator importante é que o próprio sistema surgiu de algumas demandas ecológicas para favorecer um consumo sustentável. Um exemplo dessa demanda é a lei de emissão de poluentes brasileira que visa controlar e reduzir bruscamente a emissão de gases poluentes.

Cuidados e manutenção

Como qualquer equipamento, a vida útil do sistema depende de alguns cuidados, como:

  • Evita andar com o tanque na reserva
  • Não acelerar muito quando for dar a partida
  • Usar, se possível, combustível aditivado

E mais importante! Realizar a manutenção preventiva a cada 30.000 km, uma vez que mesmo que o sistema esteja em funcionamento normal, o menor defeito ou erro de calibragem dele pode ocasionar em danos ao motor, como por exemplo a formação de carvão dentro do cilindro do motor.

Então, agora que você sabe de todas as vantagens que o sistema de injeção eletrônica nos trouxe, além da importância do bom funcionamento dele, e exige serviços de qualidade, confiança e melhor custo benefício de toda a capital! As nossas oficinas parceiras são a melhor opção na hora de dar um trato na sua injeção. Além de manutenção também temos parceiros que realizam a instalação do sistema de injeção eletrônica em veículos carburados, buscando a melhor eficiência, máxima performance e economia!

Texto: Equipe Optimus Prime/Faculdade Federal de Goiás UFG Engenharia Mecânica  02/11/2020 13:11