Quero faturar mais!

anuncie

Dicas para um veículo obter placa preta

As placas pretas surgiram em 1998 com intuito de incentivar a preservação cultural e principalmente, preservar o patrimônio automobilístico. Já se passaram 20 anos e ainda temos muitas dúvidas do “por que” e “como” colocar uma placa preta no veículo. 

Nós da Oficinas Gyn vamos desmistificar essa prática e trazer tudo que você precisa saber para um veículo obter a placa preta.

  • Mas, afinal, quais os benefícios da Placa Preta?

A ideia básica de muitos que procuram instalar a placa preta em veículos é certificar o valor histórico. Porém muitos não sabem que, não só isso, a concessão da placa preta também oferece a dispensa de inspeções veiculares, dispensa do uso de equipamentos obrigatórios homologados posteriormente à fabricação, livre trânsito em todo o Território Nacional e a classificação como “Veículo de Coleção”, com valor histórico reconhecido.

Nesse sentido, se você busca tornar seu carro um item de colecionador e agregar mais valor ao seu carro é bom ficar atento aos pré-requisitos e o passo a passo para a concessão.

  • Posso obter a placa preta para qualquer veículo antigo?

A obtenção da placa preta exige alguns pré-requisitos que devem ser cumpridos à risca, uma vez que são inspecionados. Os pré-requisitos gerais são:

- O veículo deve ter 30 anos ou mais de fabricação.

- O veículo deve estar com as condições originais. 

- O veículo deve estar em bom estado.

  • O passo a passo para ter a placa preta.

Se você passou pelos pré-requisitos, então o próximo passo é procurar um Clube de carros antigos filiados ao DENATRAN (https://cutt.ly/ChpFdxP) e realizar a inspeção que irá te conceder um Certificado de Originalidade. Nessa inspeção, haverá a avaliação das características gerais, como originalidade, o bom estado e o cumprimento dos padrões de cada clube.

Com o certificado em mãos, basta dar entrada em um processo no DETRAN para mudança da espécie do documento de “passageiro” para “coleção”. Feito isso, o veículo estará apto para receber o novo e tão aguardado emplacamento preto.

Para ficar por dentro desses pré-requisitos de originalidade e garantir o bom estado do seu veículo antigo, não deixe de realizar serviços que prezem pelo bom funcionamento e nem corra o risco de comprar peças de má qualidade.

Confira os melhores serviços, com os melhores atendimentos e garantia de Goiânia acessando agora a maior plataforma de serviços automotivos de Goiânia, Oficinas Gyn. Aqui você encontra o que você precisa!

Texto: Equipe Optimus Prime/Faculdade Federal de Goiás UFG Engenharia Mecânica  02/11/2020 13:11