Quero faturar mais!

anuncie

Saiba como escolher e cuidar dos seus pneus

Os pneus são componentes bastantes versáteis e interferem de forma direta na dirigibilidade, segurança e estabilidade do veículo. Sendo assim, é necessária bastante atenção e cuidado na hora de decidir qual pneu utilizar e na sua manutenção.

Como fazer a calibragem correta dos pneus

A calibragem correta dos pneus traz vários benefícios para o veículo, tais como aumento da vida útil do pneu, prevenção de acidentes e economia com a manutenção. A calibragem deve ser feita de acordo com o nível de desempenho do pneu; caso o veículo seja utilizado para viagens, a calibragem deve ser feita a cada três dias, porém caso o automóvel circule apenas dentro das cidades, é importante que a calibragem seja feita no mínimo uma vez por semana. A calibragem correta dos pneus depende de diversos fatores. Geralmente, o fabricante coloca as informações no manual do proprietário ou na tampa do tanque de combustível.

Como interpretar as siglas laterais

Na parte lateral dos pneus, o motorista encontra um conjunto de códigos que o ajudam a identificar o pneu em si e verificar se é o adequado para o seu veículo. As inscrições informam a marca, série, medidas, limite de carga, velocidade máxima, largura, e outras informações cruciais sobre a peça.

Na lateral dos pneus encontramos uma sequência de números e letras, como por exemplo o código 225/40 R18. O significado da codificação, seguindo o exemplo, é o seguinte:

  • 225: é a largura do pneu, é colocado antes barra e está em milímetros;
  • 40: localizado após a barra, este número representa o perfil do pneu, a proporção entre a largura e altura da peça;
  • R18: representam o tamanho da roda, R significa que o pneu é radial e 18 é seu diâmetro em polegadas;

Como saber quando o pneu foi fabricado

A data de fabricação e outras informações importantes sobre o pneu constam no chamado DOT. Composto por uma série de números e letras, com treze dígitos, ele é a “carteira de identidade” do pneu.

Ao analisar o DOT, a fabricação do pneu consta no terceiro grupo de números dele, composto por quatro algarismos. Os dois primeiros informam a semana e os dois últimos o ano em que o pneu foi produzido.

O perfil do pneu

O perfil de um pneu é definido pelo percentual entre a altura e a largura da seção do pneu; quanto maior for o número, maior será o perfil.

O perfil baixo é utilizado por carros esportivos, apresenta vantagens em relação a dirigibilidade, estética e desempenho. Já o perfil alto é utilizado em veículos utilitários, este absorve mais os impactos de buracos e apresentam maior resistência a vias irregulares. Desta maneira, o perfil do pneu deve ser determinado considerando o tipo de carro e a demanda do condutor

Quando trocar os pneus?

No fundo dos sulcos dos pneus têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro. Mas, como medir essa espessura? Existem duas maneiras mais práticas para realizar essa medição: a primeira é que esse valor de 1,6 milímetro corresponde exatamente à cabecinha de pólvora do palito de fósforo, então basta colocá-lo no sulco e analisar se este já está abaixo do mínimo. Você pode não ter um fósforo, mas com certeza tem uma moedinha de um real, não é mesmo? Saiba, então que aquela aba dourada na beirada da moeda também corresponde ao mesmo 1,6 milímetro.

Escolha o seu pneu ideal 

Os pneus são essenciais para a segurança do veículo. Eles influenciam diretamente em sua estabilidade e por isso devem seguir as medidas, caraterísticas e tipo indicados pelo fabricante. Devem ser considerados fatores como durabilidade, maciez e conforto, além de verificar os locais onde o veículo será mais usado. O tipo de carro também interfere no perfil do pneu, como dito no tópico acima, veículos esportivos e veículos utilitários utilizam diferentes tipos de pneu já que suas demandas são distintas. 

Assim sendo, para escolher seu pneu ideal é necessário consultar as informações fornecidas pelo fabricante do veículo afim de adquirir uma peça que atenda a demanda do condutor. Além de procurar sempre as melhores oficinas com os melhores preços. 

Para mais informações sobre manutenção e escolha de pneus, acesse a maior plataforma de serviços automotivos de Goiânia, Oficinas GYN. Nela você encontra o que precisa para o seu automóvel!

Texto: Equipe Optimus Prime/Faculdade Federal de Goiás UFG Engenharia Mecânica  03/12/2020 15:41  

Créditos: Graziela Aparecida de Abreu