Quero faturar mais!
anuncieCriados em 1893 pelo engenheiro mecânico Rudolf Diesel, os motores que usam o diesel como combustível estão presentes em várias máquinas atualmente. Caminhões, carros que demandam grandes potências e até mesmo geradores de energia utilizam esse tipo de motor. Isso dado a maior economia de combustível se comparado a outros tipos de motores quando é necessário tamanho esforço dele.
Porém, com o tempo e alguns maus cuidados, o motor pode se encontrar em uma situação que aos poucos vai perdendo potência, entregando menos torque ao veículo/máquina, fazendo com que vários problemas surjam à medida que os devidos reparos a ele não sejam feitos. Uma vez que seu motor esteja nesse estado, que se encontra ineficiente e danificado, para que você não enfrente esses problemas o processo de retífica de motores é a melhor opção. Nesse artigo iremos falar como funciona o processo de retífica de motores diesel, o que leva um motor a precisar da retífica e quais os cuidados que você pode tomar para não precisar disso tão cedo. Vem com a gente!
Como funciona o processo de retífica de um motor diesel?
Ao chegar em uma Retífica, várias etapas são seguidas até que o motor esteja zerado. Primeiramente o motor é lavado e em seguida recebe banhos químicos para que sejam eliminados resíduos de óleo, carvão e cola que estejam nele. Após a higienização, o motor é desmontado e cada peça segue para a usinagem, onde será reparada e retificada. O eixo virabrequim segue para o torneamento onde será retificado.
O bloco do motor é usinado e após a usinagem é feito o brunimento. Este processo é determinante para que não haja consumo excessivo de óleo pelo motor. Ele é feito com uma ferramenta especial de retificação onde durante o processo o brunidor entra em contato com a superfície da peça, girando lentamente e criando riscos com determinada rugosidade e angulação para maximizar o consumo de óleo pelo motor.
Após a retificação das peças, elas seguem para uma lavagem. Em seguida as peças são montadas, as retificadas e as que forem trocadas por novas, o motor é testado, pintado e pronto, seu motor está zerado e seguindo todas as especificações do fabricante, como se fosse um novo motor.
Quando é a hora de retificar um motor?
Existem alguns sinais perceptíveis de que um motor está com problemas que provavelmente necessitarão de uma retificação, sendo eles:
- Consumo anormal de óleo e de combustível
- Ruídos fortes e constantes pelo motor
- Excesso de fumaça
- Motor superaquecendo (passando compressão pro sistema)
- Perda de potência.
Caso seu motor apresente alguns desses sinais, vá a uma oficina mecânica para que seja feito a análise adequada. Se necessária a retificação do motor atente-se às melhores empresas que prestam esses serviços, com máxima qualidade e melhores preços do mercado.
No portal Oficinas Gyn você encontrará as melhores Oficinas Mecânicas e Retíficas para a prestação desses serviços. Nossos parceiros prezam sempre pela qualidade e confiabilidade, seguindo sempre as especificações dos fabricantes para tornar seu motor diesel como novo.
Quais os cuidados necessários para não precisar da retificação do motor
O mau uso e mau cuidado são os principais fatores que levam um motor a precisar de uma retífica. Mesmo a retífica de motores diesel sendo um processo que funciona perfeitamente, existem motores que é totalmente inviável fazer esse processo devido ao alto custo das peças, então saber cuidar de seu motor é algo extremamente positivo e pode evitar muitos transtornos. Alguns desses cuidados são:
- Usar o óleo lubrificante correto para o seu motor
- Se atente à maneira que são feitas as trocas de óleo e o tipo do mesmo
- Cuidar do veículo, com revisões, trocas de óleo e manutenções periódicas
- Manter o sistema de arrefecimento em perfeito funcionamento.
Acesse o portal Oficinas Gyn e procure por nossos parceiros caso precise do serviço de retífica, pois aqui oferecemos a melhor qualidade e preço!
Rua Luíz Honório, 549, Qd 33 Lt 04 à 06 - Cidade Jardim, Goiânia - GO, 74425-530
Telefone: (62) 3924-3999
Celular: (62) 99628-5612
Texto: Equipe Optimus Prime/Faculdade Federal de Goiás UFG Engenharia Mecânica 29/01/2021 16:18