Quero faturar mais!

anuncie

Quando fazer a limpeza dos bicos injetores

Atualmente presente em todos os carros de motor a combustão, os bicos injetores são quase os primeiros malfeitores na hora de verificar o consumo médio de combustível do veículo. Para carros com uma quilometragem maior é quase uma tradição os donos separem uma quantia de dinheiro para quando forem fazer aquela revisão periódica no automóvel. Mas por que é tão importante manter os bicos sempre limpos? qual é o intervalo de quilometragem ou de tempo para realizar a próxima limpeza? Faz diferença abastecer só com álcool ou gasolina? Vem com a gente que contaremos tudo nesse artigo!

Como Funciona o Sistema de Injeção Eletrônica Indireta?

Nesse sistema, sensores distribuídos pelo carro enviam informações para uma central de comando que em seguida enviam comandos aos famosos atuadores, como bicos de injeção e bomba de combustível. Desde a quantidade de combustível até a pressão de injeção do mesmo é calculada pela central de comando. A principal função desse sistema é controlar a mistura ar-combustível que vai para o cilindro do motor de um veículo.

Ademais, hoje é natural que em cada cilindro exista no mínimo um bico de injeção. Cada bico funciona como um spray ou borrifador, sendo que ele é o responsável por injetar o combustível de forma pulverizada dentro do cilindro. Na realização desse processo, é normal que os bicos trabalhem com altas pressões quando é efetuada a injeção, principalmente nos motores a diesel. 

Mas qual é a necessidade de se realizar a limpeza dos bicos injetores?

É um fato que o Brasil possui um dos piores combustíveis do mundo. Não é muito difícil de se encontrar combustível adulterado (água no álcool ou gasolina com solvente) nas redes de postos brasileira, e além disso é de conhecimento público que no Brasil a lei permite que haja 25% de acréscimo de álcool na gasolina. Todos esses fatores favorecem que, ao chegar no tanque do seu carro, o combustível tenha um alto teor de impurezas. Essas impurezas na hora do processo de injeção e até mesmo de combustão afetem de forma significativa esses processos.

 Como o bico injetor trabalha com uma alta pressão de pulverização é normal que a boca de saída seja minúscula, sendo assim qualquer impureza pode obstruir a passagem de combustível, o que diminui o rendimento do motor, causando diversos problemas na dirigibilidade e ao seu motor.

Caso os bicos apresentem mal funcionamento é normal a luz da injeção no painel do motorista acender e, junto a ela, é possível perceber alguns sintomas no veículo, como:

  • Perde de potencia 
  • Alto consumo de combustível 
  • Marcha lenta fraca
  • Dificuldade para dar a partida 

Então fique atento! Caso você perceba alguns desses sintomas, pode ser a hora de realizar a limpeza dos bicos injetores.

A cada quantos quilômetros devo fazer a limpeza dos bicos injetores?

Normalmente não existe nenhum padrão de manutenção recomendado pelos fabricantes, mas é normal encontrar algumas recomendações feitas pelo senso comum do mercado de automóveis. A principal é realizar uma manutenção preventiva a cada 10 mil km rodados, sendo inclusa a manutenção da suspensão, troca de óleo, filtros e por fim manutenção da injeção eletrônica do veículo. 

E na hora de abastecer, se o carro for flex, não existe diferença entre usar álcool ou gasolina, pois o importante para manter o sistema de injeção em boa condição é a qualidade e confiabilidade do combustível, já que o responsável por todos os problemas são as impurezas presentes no combustível. 

Mas veja bem, não é necessário esperar os 10 mil km para realizar uma manutenção no seu veículo. Ao primeiro sintoma de falha no sistema de injeção procure uma oficina especializada aqui mesmo, no portal Oficinas Gyn! Aqui você encontra as melhores oficinas mecânicas com diversos serviços, todos com a maior qualidade e confiabilidade de toda Goiânia. Pois, perda de potência e gasto de combustíveis são problemas graves para quem quer manter uma direção tranquila e seu veículo sempre em perfeito estado.

Texto: Texto: Equipe Optimus Prime/Faculdade Federal de Goiás UFG Engenharia Mecânica  04/03/2021 12:06