Quero faturar mais!

anuncie

Câmbio automático: uma criação antiga, porém ainda inovadora

Antes de falar sobre os câmbios atuais, vamos contar um breve resumo de sua criação. O registro da patente está datado por voltas dos anos 30, e seus criadores foram dois brasileiros, José Braz Araripe e Fernando Lemos, após isso a General Motors comprou a patente e introduziu na linha Oldsmobile 1940.

O que faz o câmbio automático?

Nos dias atuais, ainda é mais comum o uso de câmbios manuais em veículos (aquele onde o motorista faz todo o trabalho de mudança de macha), porém muitos motoristas já aderiram ao câmbio automático. Esse tipo de câmbio funciona com um conversor de torque e um conjunto de discos. O próprio sistema identifica a hora de trocar de marcha e controla os discos. Além disso, outra grande diferença entre o manual e o automático é que a alavanca do câmbio não usa as marchas Ré, 1, 2, 3, 4, 5 e 6, mas sim P, R, N, L, D, (S, 2 e 3).

Vantagens e desvantagens do Câmbio Automático:

  Vantagens do câmbio automático:

  • Maior durabilidade: é um sistema que dura mais tempo do que os outros;
  • Maior conforto ao dirigir: um carro automático é mais tranquilo de dirigir, pois você não precisa trocar a marcha o tempo todo;
  • Maior segurança: como você não precisa colocar a mão na alavanca do câmbio com frequência, pode ficar com as duas mãos no volante do carro, o que é mais seguro e pode evitar acidentes;
  • Mais fácil de aprender: como a complexidade para o motorista é menor, é muito mais fácil aprender a dirigir com o câmbio automático do que com o manual.

  Desvantagens do câmbio automático:

  • Manutenção mais cara: por ser mais complexo, o câmbio automático tem também uma manutenção mais cara do que o manual. Além disso, exige troca periódica de algumas peças, como o óleo e o filtro;
  • Maior gasto com combustível: o sistema automático demora um pouco mais para trocar as marchas, o que gera maior consumo de combustível;
  • Mais caro: o sistema automático é mais caro para ser produzido. Por causa disso, ele também faz com que o valor do automóvel seja maior.

                                      

Troca de fluido do Câmbio automático:

A troca de fluido do câmbio automático é uma das partes mais comentadas sobre o assunto, pois depende do plano de manutenção de cada montadora. Porém, mesmo algumas montadoras dizendo que para certos veículos não é necessária a troca do fluido, isso é muito contestado, pelo fato de alguns carros que não tinham essa necessidade apresentarem problemas especificamente nessa área. Então é recomendável que, apesar do manual dizer que não seja necessária, seja realizada a revisão do fluido do câmbio automático, conferindo seu nível, coloração e caso seja necessário fazer a troca do mesmo.

Um dos mais eficientes métodos para a troca de óleo do câmbio automático é utilizando a máquina de sucção. Diferente dos métodos tradicionais, a utilização dessa máquina faz com que a troca do óleo seja muito mais rápida, o processo em si é muito mais tranquilo, é totalmente limpo (não suja o ambiente que está sendo realizada a troca), é compatível com todos os modelos de automóveis e é 100% transparente, ou seja, você controla claramente a quantidade de óleo que entra e sai do veículo, reduzindo custos e deixando o serviço mais transparente.

Possíveis problemas do câmbio automático:

Então caso se perceba, algum problema, como vibração na troca de macha, carro engasgando, perca de potencial ou atraso no aumento da aceleração, estes são possíveis problemas relacionados ao câmbio automático. Mesmo que não apareça nenhum dos sintomas, recomenda-se realizar uma revisão anual de todo o carro. 

Pauliscar Câmbio Automático


Avenida 1ª Marginal Leste Qd.04 Lt.18, s/n Arco Verde, Goiânia - GO, 74891-005

Telefone: (62) 99475-4280 ao ligar diga que viu no Oficinas Gyn

Nós dá Oficinas Gyn, temos um repleto números de parceiros, que fazem desde à troca de fluido do câmbio até a revisão do veículo e manutenção em geral. Então não deixe para depois, ligue para algum de nossos parceiros e marque já sua revisão! Melhores preços e máxima qualidade, só com os parceiros Oficinas Gyn!

Texto: Equipe Optimus Prime/Faculdade Federal de Goiás UFG Engenharia Mecânica  07/04/2021 19:02

tags: câmbio automático em Goiânia, troca de óleo câmbio automático Goiânia, powershift Goiânia, Duallogic Goiânia, Easytronic em Goiânia.