Quero faturar mais!

anuncie

Veículos elétricos: o que são, como funcionam.

Como surgiram os Veículos Elétricos?

Ao contrário do que muitos pensam, os veículos que utilizam propulsão por meio de motores elétricos, famosos “carros elétricos”, não são nem um pouco atuais. O primeiro veículo elétrico da história foi construído em 1835 por Thomas Davenport. Dai pra frente, diversas companhias passaram a fabricar veículos elétricos nos EUA, isso devido à baixa quantidade de petróleo que havia sido descoberta nos EUA, o que deixava a gasolina tão cara quanto a eletricidade. Porém, por volta de 1920, o petróleo foi descoberto em larga escala nos Estados Unidos, o que tornou a gasolina muito mais barata e rentável para se manter um veículo. Junto a isso o fordismo (sistema de produção em massa de mercadorias) já tinha surgido e dominado as indústrias de automóveis movidos a combustão. Todos esses fatores levaram à decadência da indústria de veículos elétricos de sua época.

Porém, com o passar dos anos, fatores como a redução dos preços das baterias de lítio - que chegavam a custar 1000 dólares em 2010 por Quilowatt-hora e que em 2018 o Model 3 da Tesla já abaixou esse valor para 190 dólares por Quilowatt-hora – além do barateamento nos custos da produção desses veículos, chegando a serem mais baratos se comparados sem a bateria com veículos a combustão, reergueram essa indústria que agora veio pra ficar!

Como funciona um motor elétrico?

Veículos elétricos são aqueles que utilizam propulsão através de motores elétricos. Esse tipo de motor, inventado por Nicola Tesla em 1888 e chamado de Motor de Indução, utiliza uma corrente alternada trifásica que produz um campo magnético rotativo nas bobinas e esse campo induz corrente nas barras do rotor, fazendo este girar e movimentar o automóvel. Todo esse processo, diferente dos veículos com motores de combustão interna, é quase que sem ruído nenhum, o que traz um maior conforto aos ocupantes do veículo.

Um motor de indução também é iniciado automaticamente diferentemente do motor a combustão interna, o que torna a aceleração de veículos elétricos bastante superior. Além do que, enquanto o veículo está freando entra em vigor um processo chamado Frenagem Regenerativa que torna o motor de indução em um gerador de energia elétrica, então sempre que ocorre a frenagem o motor gera uma certa quantidade de energia para as baterias, economizando uma parcela da energia e tornando os carros um pouco mais econômicos.

Vantagens e desvantagens de veículos elétricos:

Vantagens:

- São veículos de alto desempenho (Alto torque e potência);

- Transmissão de velocidade única;

- Aceleração muito mais rápida e suave;

- Sem ruídos, trazendo maior conforto aos ocupantes;

- Sem poluição nenhuma, se analisado apenas o veículo;

- Veículos muito mais seguros, com grande resposta;

- Tem mais estabilidade devido ao seu centro de gravidade ser mais baixo que em outros veículos;

- Tem custos de manutenção bem menores.


Desvantagens:

- O custo de um veículo elétrico ainda é bastante superior aos veículos convencionais devido ao preço das baterias de lítio;

- Recarregar um veículo elétrico ainda é mais caro do que abastecer veículos de motores a combustão interna com gasolina, porém essa realidade está mudando aos poucos;

- O tempo de carregamento é longo (1h)

Veículos elétricos podem parecer muito distantes da nossa realidade, mas fique ligado que eles já estão aqui, tomando seu espaço no mercado internacional. Então sempre se atente às novidades nesse meio que tende apenas a crescer. E enquanto você espera seu Tesla chegar, precisou de manutenção ou revisão em seu automóvel? 

O Portal Oficinas Gyn te conecta às melhores oficinas mecânicas/prestadoras de serviços e lojas de toda Goiânia!

Texto: Equipe Optimus Prime/Faculdade Federal de Goiás UFG Engenharia Mecânica  25/05/2021 17:02