Quero faturar mais!

anuncie

Mitos e verdades sobre a troca de óleo do câmbio automático

O câmbio é um dos componentes mais importantes de um veículo, responsável por transmitir a energia produzida no motor para as rodas, fazendo o equilíbrio entre força e velocidade necessárias para cada situação. É por meio dele que o automóvel pode funcionar nas mais variadas situações, desde uma partida em um aclive, exigindo muita força, até numa autoestrada, em altas velocidades.

 Seu funcionamento básico ocorre por meio de múltiplas relações de engrenagens que trabalham com precisões altíssimas. Essas engrenagens funcionam, semelhante ao motor, com o auxílio de lubrificantes cuja função principal é diminuir o atrito gerado e ajudar na dissipação do calor. O óleo do câmbio é fundamental para o bom funcionamento de toda a transmissão e, portanto, esse é mais um dos elementos em que o condutor deve prestar bastante atenção para manter o seu veículo em boas condições.

Porém, ainda existem muitas dúvidas e mitos sobre o óleo do câmbio que deixam os motoristas perdidos, em especial quanto à troca desse lubrificante. 

Conhecendo um pouco mais, você não vai ter mais dores de cabeça com esse assunto.

Qual a importância de trocar o óleo do câmbio?

Um óleo de boa qualidade e em bom estado é fundamental para o correto funcionamento de todos componentes do câmbio. Por lidar com tolerâncias muito pequenas e forças grandes, o lubrificante deve chegar a todas as superfícies de contato, a fim de diminuir o atrito e evitar o desgaste prematuro de alguma peça decorrente do contato entre elementos de metal. Além disso, o óleo atua dissipando o calor gerado devido ao atrito, e seu mau funcionamento pode levar ao sobreaquecimento e consequente perda total da vida útil do câmbio.

Um óleo contaminado com resíduos, que perde suas propriedades, pode provocar desgaste prematuro e drástico dos componentes (engrenagens, espaçadores, anéis, embreagem, etc.), diminuindo sua vida útil, e ocasionar problemas de leitura nas válvulas e sensores (colocando a transmissão em modo de emergência e inviabilizando a utilização do carro). Além disso, problemas no câmbio trazem dores de cabeça no uso cotidiano do carro, como vibração na troca de macha, carro engasgando, perda de potência ou atraso no aumento da aceleração, e podem inclusive ocasionar problemas em outras partes do veículo, como motor e transmissão.

Portanto, é fundamental que o óleo seja trocado sempre que necessário, prezando pela qualidade e por um bom serviço, pois assim se evita maiores problemas, como o motorista não poder utilizar seu veículo ou até o alto custo de troca ou reparo de um câmbio, que costuma ser muito mais caro do que a manutenção preventiva.

Quando trocar o óleo do câmbio?

Esse é o assunto que mais gera dúvidas no consumidor, pois existem muitas divergências de informação. Em geral, a regra prática é seguir as orientações do manual e do fabricante do automóvel.

O manual do veículo, desenvolvido pela montadora, sob rigorosos processos de análise dos engenheiros e equipes de desenvolvimento do produto, é a fonte de referência mais segura sobre a manutenção e uso do automóvel. Antes de chegarem às ruas, os componentes são testados exaustivamente para que o consumidor possa ter confiança no produto.

Dessa forma, em muitos veículos mais modernos, as fabricantes nem chegam a descrever a necessidade de trocar o óleo em condições normais de uso. Os câmbios mais modernos são desenvolvidos com altíssima tecnologia, permitindo que o lubrificante possa ter praticamente a mesma vida útil dos mesmos. Portanto, se o manual não prescrever a necessidade de troca, o motorista pode ficar mais tranquilo com isso.

Entretanto, ainda que o manual e a fabricante do veículo possam descrever que não há necessidade de troca do óleo do câmbio, é necessário realizar revisões e vistorias periódicas, ficando atento para possíveis problemas que podem surgir com o uso. Situações de uso severas, como trânsito pesado, engarrafamentos, vias esburacadas, poeira em excesso, enchentes, entre outros, podem comprometer a vida útil do lubrificante. Nesses casos, é fundamental que se verifique o nível do óleo periodicamente, pois podem ocorrer possíveis vazamentos, e prestar atenção a indícios de funcionamento inadequado do veículo. Mesmo que o manual não descreva a necessidade de troca, para aqueles donos mais preocupados e zelosos com seus carros que enfrentam essas situações severas e que prezam por uma manutenção preventiva, alguns especialistas propõem a troca entre 50.000 e 100.000 km rodados, ou a cada 5 anos. Vale lembrar que uma troca de óleo de um câmbio que opera nessas condições é muito mais barata que uma possível necessidade de substituição ou reparo posterior de um dano maior.

Agora, da mesma maneira, se o manual do veículo determinar um limite máximo de tempo de uso ou distância percorrida, é fundamental que as orientações sejam seguidas à risca para manter o automóvel sempre em boas condições de uso e evitar problemas maiores.

Quais os cuidados a se tomar na hora de trocar o óleo do câmbio?

O ponto mais importante na hora de realizar algum serviço automotivo é contar com um serviço técnico capacitado e utilizar produtos de qualidade.

É interessante sempre procurar a realização de uma troca de óleo completa, evitando a troca parcial pois essa mantém parte do óleo antigo no sistema câmbio, podendo contaminar o lubrificante novo. O centro automotivo especializado conta com uma máquina própria que pressuriza o óleo em toda a linha para fora do veículo, evitando que somente o lubrificante contido no reservatório seja retirado.

Além disso, é imprescindível que seja utilizado o óleo correto para o veículo, com boas propriedades que atendam às necessidades de operação.

Depois de conhecer um pouco mais sobre o serviço de troca de óleo do câmbio e sua importância, agora é hora de procurar um serviço técnico capacitado para realizar o cuidado que seu veículo merece. Os parceiros da Oficinas Gyn são uma ótima escolha para esse serviço, e trarão toda a segurança que você precisar, seja no seu veículo com câmbio automático ou manual, utilizando os procedimentos mais modernos, seguros e em conta do mercado.

R. da Liberdade, 278 - Vila Aurora, Goiânia - GO 

Comercial: (62) 99158-9672 

ao ligar diga que viu no Oficinas Gyn

Texto: Equipe Optimus Prime/Faculdade Federal de Goiás UFG Engenharia Mecânica  22/06/2021 15:33 

tags: troca de óleo câmbio Goiânia, câmbio automático Aparecida de Goiânia, trocar, câmbio automático em Goiânia,.