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Pra que serve o downpipe?

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O Downpipe é a primeira parte do escapamento de um carro, sendo ele um tubo que liga o turbocompressor ao restante do escapamento. O conjunto que forma esse tubo tem a função de analisar e reduzir os poluentes emitidos pelo motor além do ruído advindo da turbina, através do fluxo de gases que vem do motor. Porém, as reduções da potência da turbina e daquele “som esportivo” causadas pelo catalisador, pois ele diminui a velocidade do fluxo de gases que passam pela turbina, é para muitos algo não muito vantajoso e estético. Então vem com a gente que vamos explicar o que a mudança no downpipe pode te proporcionar.


Como é feito o downpipe?

Para que se possa mudar o downpipe original de fábrica para outro sem catalisador é necessário primeiro fabricar um novo. Existem no mercado empresas que fabricam com diversos materiais, os mais famosos são de aço carbono, de aço inoxidável e de ferro fundido. A principal diferença entre esses materiais é a durabilidade, pois um downpipe feito de ferro fundido dura muito menos do que o de aço carbono, já o de aço inox tem uma longevidade bastante superior ao de aço carbono. Essa diferença se dá devida a água que está presente na composição química dos combustíveis, pois ela vai oxidando o aço internamente com o tempo, o que não acontece com um aço inoxidável.

Outra diferença entre o downpipe de aço carbono e de aço inox é o preço, sendo os de aço inox um pouco mais caros que os de aço carbono devido às características desse aço, porém ele é mais recomendado pela sua grande longevidade. Dos downpipe de aço inox dois são os mais vendidos, um é o de aço inox 409, que tem um ronco bem grave, e o outro é um pouco mais caro do que o 409 que é o de aço inox 304, que tem um ronco mais metálico e é bastante polido e estético.

Após a escolha do material e a fabricação do downpipe basta se dirigir a uma oficina especializada nesse tipo de serviço e pronto, seu downpipe será substituído e algumas vantagens irão vir junto dessa substituição. Não se esqueça que só aqui no Portal Oficinas Gyn você encontra as melhores oficinas mecânicas de toda Goiânia e região, procure um de nossos parceiros na hora de realizar o seu downpipe, sempre com máxima qualidade e o melhor preço.


Vantagens de se fazer o downpipe

As principais vantagens de se fazer um serviço de troca de downpipe, onde o catalisador será removido, é o aumento na potência do seu carro, uma vez que a turbina irá rotacionar mais rapidamente pelo aumento do fluxo de gases. E a outra vantagem é que o ruído do motor e da turbina irão aumentar de maneira que o veículo passa a ter um som mais esportivo e um ronco diferenciado, isso pra quem é apaixonado por motores é algo indispensável em um veículo.

A mudança no material dele também trás algumas vantagens, como uma peça mais leve e maior condutividade térmica. Isso pode trazer um ganho de desempenho do veículo, não é algo tão expressivo, mas ajuda quem tem intenção de usar o veículo como esportivo ou off-road.

Após fazer o downpipe é preciso fazer o REMAP?

            O downpipe vem de fábrica com dois sensores de oxigênio, um antes e outro após o catalisador, onde o primeiro mede a concentração de oxigênio após a combustão, levando a informação até a injeção eletrônica, e o segundo mede a concertação de poluentes que saem do catalisador. Com a remoção do catalisador o veículo vai apontar por meio de uma luz no painel (luz da injeção) que esse segundo sensor não está funcionando corretamente. Quando se realiza o REMAP juntamente do Downpipe, esse sensor é retirado, desligando assim a luz no painel e também aumentado o torque e a potência do veículo.

            Outra técnica utilizada para solucionar esse problema da luz no painel é utilizando o prolongador de sonda no segundo sensor. Ele diminui o fluxo de gases fazendo o sensor ler os dados de poluentes mais acima do que o usual e dependendo do tipo de carro pode solucionar esse problema. Porém o tipo de combustível também interfere nesse funcionamento, então a melhor solução é o REMAP ou colocar um chip de potência. Mas o prolongador de sonda é uma opção mais barata e se mostra eficiente.


Outra solução de Downpipe que aumenta a potência sem remover o catalisador

Um outro tipo de Downpipe que também aumenta a potência do veículo e o ruído do mesmo (um pouco menos que o sem catalisador) é o Catted Downpipe, que nada mais é que um downpipe com um Catalisador de Alto Fluxo. Esse catalisador aumenta de forma expressiva o fluxo de gases se comparado aos catalisadores comuns, aumentando também a rotação da turbina e consequentemente a potência dela. Por aumentar o fluxo de gases, ele também deixa o ruído do motor e da turbina bem mais expressivos que os tradicionais. O diferencial é que o Catted Downpipe também continua o controle de emissão de poluentes na atmosfera. O ponto negativo dele é que esse tipo de downpipe custa cerca de 2 a 3 vezes mais que o preço de um sem catalisador. Mesmo assim pode compensar para quem não tem um carro esportivo ou off-road.

E lembrando, quer realizar a troca do downpipe em Goiânia do seu veículo? 

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Stage 2

Ganho de até 70cv;⠀

 Torque de até 10Kgf;

 Instalação do downpipe e difusor;

 Melhora na resposta do pedal do acelerador;⠀

 Remoção do limitador eletrônico de velocidade

Texto: Equipe Optimus Prime/Faculdade Federal de Goiás UFG Engenharia Mecânica  21/10/2021 13:15 

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