Quero faturar mais!

anuncie

Câmbio DSG: conheça as vantagens e principais defeitos dessa tecnologia!

https://www.instagram.com/oficinasgyn/Direct Shift Gearbox (DSG) é um tipo de caixa de câmbio desenvolvido pela Volkswagen. Foi lançado em 2003 nos modelos Golf R32 de 4ª geração e Audi TT 3.2 e, com o passar dos anos, foi implementado em diversos outros veículos da marca, como alguns das linhas Audi, Touran, Eos, Fusca, Passat e Jetta.  

Trata-se de um sistema mecatrônico automatizado de dupla embreagem que possui o objetivo de reduzir o tempo de troca das marchas e o tranco que ocorre durante esse processo. 

De forma geral, os câmbios de dupla embreagem possuem uma quantidade incontável de fãs, assim como legiões de críticos, e isso não é diferente com o DSG. Para te ajudar a escolher seu lado nesse debate, listamos neste texto algumas informações relevantes sobre a tecnologia, incluindo vantagens e alguns dos defeitos mais comuns.

Como o câmbio DSG funciona?

Primeiro, é importante mencionar que nem todas as versões do câmbio DSG são iguais, por isso é possível encontrar modelos com diferenças estruturais. É possível encontrar exemplares que trabalham com óleo ou a seco, com um único platô ao invés de múltiplos (o que os torna mais leves), menores e com menos torque, etc.

Entretanto, os sistemas de dupla embreagem convencionais partem de um mesmo princípio, que consiste em utilizar duas transmissões manuais com eixos em paralelo. Assim, uma se responsabiliza pelas marchas pares, enquanto outra se encarrega das ímpares e ré. 

Graças a esse sistema, quando uma marcha é acionada, a próxima também já é engrenada, o que suaviza e agiliza consideravelmente a troca. É a partir daí que podemos destacar as principais vantagens desse tipo de câmbio:

  • Boa velocidade durante a troca de marchas (o engate é feito em milissegundos);

  • Linearidade de regime do trem de força que privilegia o desempenho do veículo, o que possibilita uma atuação estável e suave;

  • Alta performance sem aumento de consumo.  

Porém, vale ressaltar: toda essa tecnologia requer cuidado. Assim como qualquer outro sistema, o câmbio DSG pode apresentar problemas. 

A fratura da fixação da caixa do acumulador é um dos defeitos mais comuns e pode ocasionar vazamento de óleo e perda de pressão, o que pode levar a falhas nas trocas de marchas e entregar menos potência ao veículo, além de comprometer outras peças por falta de lubrificação e gerar ruídos.

Inclusive, a perda de potência repentina causada pelo câmbio já foi até mesmo motivo de recall há alguns anos.  

Também existem casos de perda de programação do câmbio DSG, o que faz com que o sistema troque de marchas durante rotações erradas. Com isso, é possível precisar lidar com fadiga dos sistemas mecânicos, alto volume de solicitações do sistema hidráulico de acionamento das marchas e elevação no consumo de combustível. 

Outra reclamação que vale ser mencionada é o ruído metálico que pode ser ouvido em determinados modelos de câmbios (especialmente o DQ 200) ao serem conduzidos por ruas irregulares. Entretanto, apesar de incomodar os condutores, o barulho está mais para uma característica do projeto que para um defeito.

Para garantir o bom funcionamento do seu câmbio DSG, é importante adotar cuidados preventivos, tais como:

  • Quando parar, não coloque o câmbio na posição “N” e mantenha os pés nos freios (mesmo em subidas);

  • Mova-se usando o acelerador, até mesmo quando o trânsito estiver lento;

  • Evite arrancadas violentas.

Ao precisar de assistência para Câmbio DSG em Goiânia e região, busque quem é especialista no assunto. A alta tecnologia desse tipo de câmbio requer atenção de quem é realmente qualificado, ou os problemas tendem a apresentar complicações cada vez maiores. 

Para te ajudar a encontrar os melhores profissionais do mercado, contamos com parcerias com as principais oficinas de Goiânia. Continue navegando pelo nosso site ou acesse nosso Instagram para conhecer nossos parceiros!

Texto: HiltonJúnior  01/08/2022 18:21

acessados:

câmbio DSG Jetta Goiânia, câmbio DSG Golf em Goiânia, câmbio DSG Fusca TSI em Goiãnia, cãmbio DSG Passat Goiânia, câmbio DSG Audi TT em Goiãnia, câmbio DSG Audi A3 Goiânia